História

No início da década de 50, precisamente no dia 28 de fevereiro de 1953, foi fundada a secção regional da Sociedade Brasileira de Anestesiologia na Bahia – SAB (Sociedade de Anestesia da Bahia) de caráter associativo que, mais tarde, a partir de janeiro de 1976, passou-se a chamar SAEB – Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia, já com um Conselho de Defesa Profissional, dando desta forma, os primeiros passos para implantação e desenvolvimento de uma entidade que congregasse e defendesse a classe dos médicos anestesiologistas.

Nesta mesma época, em 23 de novembro de 1954, foi criado o SAS – Serviço de Anestesia de Salvador Ltda, mas tarde transformado em S/A – que foi o único serviço de anestesia existente na cidade de Salvador à época e que congregou, por muito tempo, os anestesiologistas sob a liderança do Dr. Eduardo de Araújo Filho e dos Drs. Carlindo dos Santos Barbosa, Altamirando Lima de Santana e João Batista Filho, quase uma centena de médicos anestesiologistas em atividade por mais de 30 anos.

Em 02 de julho de 1985 foi criada a COPAS – Cooperativa dos Anestesiologistas de Salvador, idealizada por Dr. Altamirando Lima de Santana, veio ocupar o espaço até então exercido pelo SAS – Serviço de Anestesia de Salvador S/A. O seu primeiro presidente foi o Dr. Roque José Arcanjo dos Santos. A data de fundação, também escolhida por Dr. Altamirando Lima de Santana, faz referência à Independência da Bahia, inspirado pela chama e altivez das batalhas de Cabrito e Pirajá.

A COPAS – Cooperativa dos Anestesiologistas de Salvador teve como base territorial inicialmente o município de Salvador. Com o seu crescimento e a integração de um número maior de anestesiologistas cooperados remanescentes do SAS – Serviço de Anestesia de Salvador S/A e outros anestesiologistas chegados ao mercado, e ampliando a abrangência por congregar anestesistas também de outros municípios passou a ser denominada COOPANEST-BA – Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia, em 05 de agosto de 1991, tendo como presidente, então, Dr. Altamirando Lima de Santana.

A COOPANEST-BA funcionou até outubro de 2013, à Rua Humberto de Campos nº 144, 13º andar, no Centro Médico da Graça. Após uma reestruturação administrativa e consenso entre as diretorias da COOPANEST-BA e da SAEB, na presidência respectivamente, de Dr. Carlos Eduardo Aragão de Araujo e de Dr. Jedson dos Santos Nascimento, com o apoio e anuência dos demais membros, a sede foi transferida para o Centro Médico Empresarial, na Av. Anita Garibaldi, 1.815, sobreloja, bloco B, espaço pertencente à SAEB – Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia, que passou suas instalações para duas salas no térreo 1 do mesmo prédio. O projeto de aproximar a estrutura física das duas entidades tornou-se um marco, idealizado há alguns anos, com o objetivo de unir e fortalecer ainda mais as duas entidades. A inauguração aconteceu no dia 30 de novembro de 2013.


✅ *PROPÓSITO* – Proteger a sociedade por meio da valorização do médico anestesiologista.

✅ *VISÃO* – Ser uma marca forte que atue de forma abrangente no segmento de anestesiologia com um portfólio amplo de serviços, protegendo a sociedade por meio da qualidade assistencial.

✅ *VALORES* – Honestidade, transparência, espeito, unidade, tradição, confiança.


A atual diretoria está assim composta:

Conselho de Administração

Dr. Carlos Eduardo Aragão de Araujo – Presidente
Dr. Aurino Lacerda Gusmão – Vice-Presidente
Dr. Jedson dos Santos Nascimento – Secretário Geral
Dr. Hugo Eckener Dantas de Pereira Cardoso – Primeiro Tesoureiro
Dr. Libório Ximenes Aragão Filho – Segundo Tesoureiro
Dr. Bruno Gardélio Pedreira de Cerqueira – Primeiro Secretário
Dr. Eron Garcia de Santana – Segundo Secretário

A COOPANEST-BA atualmente conta com 630 cooperados ativos em todo o Estado.