Compliance

Ética, integridade e transparência guiando cada decisão

Compliance

Cultura do Compliance

A COOPANEST/BA, entende seu relevante papel na sociedade. Com isso em vista, a COOPANEST/BA acredita que sua operação deve conciliar os benefícios do cooperativismo com a defesa do ordenamento jurídico e dos valores sociais.

Para tanto, a COOPANEST/BA implementou programa de Compliance,através do qual visa a diminuição de riscos de violação das normas legais, buscando o seu desenvolvimento de maneira sustentável.

Nesta página se encontram parte das ferramentas utilizadas no programa de Compliance da COOPANEST/BA, as quaisasseguram à cooperativa não apenas a realização de procedimentos e diretrizes de conformidade, mas também a consolidação de uma cultura que reforce seus valores como organização.

Parceiros

Os profissionais do escritório Adriano Argones E Aristóteles Aguiar Advogados Associados representam a Coopanest-BA perante o Poder Judiciário, bem como em processos administrativos movidos por órgãos da Administração Pública.

A nível contábil e fiscal, somos assessorados pela SLT Contabilidade S/S desde o ano de 2022.

Por fim, o escritório Lamy & Faraco Lamy Advogados é responsável pela manutenção e aprimoramento do nosso programa de compliance, e pode nos representar perante a CGU ou outros terceiros em procedimentos sobre o programa.

Fundações

Credenciamentos

A COOPANEST-BA é credenciada, por dispensa de licitação e/ou contratações diretas, quando admissível, com as seguintes fundações privadas ligadas a órgãos da Administração Pública: Banco Central do Brasil, Aeronáutica, Conab, Fusex, Pró-Social, PlanAssiste-MPU, Petrobras, TRT5.

Diretrizes

Manual de Compliance

Confira nosso Manual de Compliance, que dispõe sobre os pilares do programa de Compliance da COOPANEST-BA.

Compliance

Comitê de Compliance

O Comitê de Compliance é um órgão autônomo da COOPANEST-BA, subordinado apenas à Assembleia Geral de Cooperados – órgão máximo da cooperativa. O Comitê é responsável pela avaliação periódica de riscos da cooperativa, além da gestão do Canal de Confiança, da fiscalização do cumprimento do Manual de Compliance e das políticas internas, da devida diligência de terceiros e das iniciativas que fomentem a cultura de integridade da cooperativa.

Compõe-se por Diretor, um cooperado e um funcionário titulares com direito a voto, cada um com seu respectivo membro suplente, e um membro consultor externo. Quando os itens da pauta da reunião convocada compreendem matérias de competência do Comitê de Dados, participa também o Encarregado de Dados da cooperativa.

O Comitê se reúne ordinariamente uma vez ao mês, sendo obrigatória a representação de, pelo menos, um integrante de cada uma das três categorias de membros votantes para a instalação da reunião.