Coopanest-BA amplia campo de atuação para Sistema Único de Saúde

Coopanest-BA amplia campo de atuação para Sistema Único de Saúde

A Cooperativa dos Anestesiologistas do Estado da Bahia – Coopanest-Ba passará a atuar nos hospitais assistidos pelo Sistema Único de Saúde a partir de 2008. O contrato firmado com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB em dezembro do ano passado é uma forma de amenizar as lacunas existentes na rede pública. Para o presidente da Coopanest-Ba, Dr. Carlos Eduardo Aragão de Araújo a iniciativa beneficia também os profissionais. “Esse contrato amplia o leque de opções para os cooperados, pois permitirá a abertura do mercado de trabalho para os

anestesiologistas, principalmente os recém-formados, além de contribuir para uma melhor remuneração sem abrir mão dos conceitos éticos.”

Já foram encaminhados à Diretoria de Acompanhamento e Avaliação da Rede Própria – Darp novos profissionais para serem locados em diversas unidades de saúde mais carentes de anestesiologistas. Esse contrato foi fruto de um entendimento entre os setores jurídicos da SESAB e da cooperativa a fim de adequá-lo à Legislação Cooperativista e ao perfil do Estatuto da Coopanest-Ba.

Na mesa de negociações participaram integrantes da diretoria e do setor jurídico da Coopanest-BA através do presidente Dr. Carlos Eduardo Aragão de Araujo, do Secretário geral, Dr. José Siquara da Rocha Filho, o presidente em exercício da Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia – SAEB, Dr. Samuel José de Oliveira, do integrante da Comissão de Defesa Profissional da SAEB, Dr. Altamirando Santana, e de Dr. José Abelardo Garcia de Meneses, Assessor do Secretário da Saúde, Dr. Jorge Solla, que, com a imparcialidade e ética que lhe é característica, intermediou as negociações. “O contrato contempla o pleito dos cooperados e, no mês de janeiro foi apresentado o primeiro faturamento. Essa ampliação do mercado de trabalho dos anestesiologistas é muito importante na visão da cooperativa, principalmente em se tratando da função social já que o SUS atende a uma grande parcela da população”, finaliza Dr. Carlos Eduardo.

A assinatura do contrato com a Coopanest-BA ao modelo de credenciamento Pessoa Jurídica proposto pela SESAB já possibilitou a adesão de 26 profissionais que irão cobrir os postos de trabalho disponíveis. A integração de outros anestesiologistas poderá ser feita a qualquer momento, via Coopanest-BA.

Aos moldes do contrato firmado entre a Coopanest-BA e a SESAB, foi solicitado pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, através do serviço de anestesiologia do Hospital Professor Edgar Santos, UPES, a viabilização também de anestesiologistas dispostos a trabalhar na instituição. O contrato assinado em fevereiro deste ano já possibilitou o direcionamento de alguns profissionais. O pré-requisito para ambos os contratos é a situação regular com a especialidade, conclusão

da residência e condição para efetivar o registro com o Conselho Regional de

Medicina – CREMEB.

Cinthya Brandão

Jornalista DRT-Ba 2.397